Data: 12 de Julho de 2021

Resultado da Melhor Dissertação defendida no PPGPAR em 2020

A Coordenação do PPGPAR, professores Daniella Castanheira Bartholomeu e Hudson Alves Pinto, tem o prazer de anunciar o parecer da Comissão Examinadora-Escolha da Melhor Dissertação Defendida em 2020-PPGPAR, composta pelos Doutores Profa.. Érika Martins Braga Presidente; Prof. Leonardo Barbosa Koerich; Dra. Fernanda do Carmo Magalhães - Pós-doc; Dr. Philippe Vieira Alves - Pós-doc.

Histórico

Em 23 de junho de 2022 foi composta a banca para seleção da melhor dissertação defendida em 2020 junto ao PPGPAR. Em 08 de julho de 2021, a Comissão Examinadora reuniu-se online para avaliar e emitir o parecer para os fins acima mencionados. A comissão avaliou as dissertações segundo critérios específicos, a saber: caráter inovador, relevância do tema, originalidade, clareza e qualidade do texto, e produção acadêmica.

Parecer

A comissão avaliadora considerou que a Dissertação intitulada Caracterização das alterações clínicas e imunopatológicas induzidas pela coinfecção de Leishmania amazonensis e Schistosoma mansoni em camundongos BALB/c, defendida pelo aluno Jeferson Kelvin Alves de Oliveira Silva, atende plenamente aos critérios acima descritos e destaca-se por sua excelência e contribuição para o desenvolvimento científico, metodologia utilizada, qualidade da redação e estrutura/organização do texto. Além dos critérios acima descritos, a comissão avaliadora relata ainda que a escolha foi embasada no desenvolvimento, por parte do aluno, de habilidades multidisciplinares, com atuação em diferentes áreas essenciais à formação de um parasitologista. Assim, a conclusão deste estudo ora selecionado exigiu do aluno múltiplas expertises, principalmente nas áreas correlatas da parasitologia como patologia, imunologia e biologia básica.

Oportunamente e, no uso de suas atribuições, a comissão examinadora gostaria de indicar a dissertação intitulada Padrão de salivação de Cimex lectularius (Hemiptera: Cimicidae) durante as fases da hematofagia na pele do hospedeiro vertebrado, apresentada e defendida pela aluna Luiza Rodrigues Moreira Guerra, a receber uma Menção Honrosa do PPGPAR pela excelência do estudo considerando os critérios avaliados.