Data: 14 de Abril de 2022

Resultado da indicação da melhor tese defendida no PPGPAR em 2021 para concorrer aos Prêmios CAPES e UFMG de Teses - edição 2022

Ata da reunião da comissão de avaliação do Prêmio CAPES e UFMG de Teses edição 2022 - Programa de Pós-Graduação em Parasitologia - ICB - UFMG.

No dia 12 de abril de 2022 a comissão designada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia (PPGPAR) se reuniu por videoconferência para a avaliação e indicação da melhor tese que deverá representar o Programa nos Prêmios CAPES e UFMG de Teses - edição 2022. A comissão examinadora foi composta pelos Professores Hudson Alves Pinto (Presidente), Luzia Helena Carvalho e Marcos Horácio Pereira, todos membros do corpo docente do PPGPAR. No total, foram avaliadas 18 teses defendidas no PPGPAR no ano de 2021. Todas estas foram consideradas adequadas para participarem do processo de pré-seleção. Após as análises e deliberações pela banca examinadora foi indicada a tese intitulada: Produção de uma proteína quimera usada como alvo vacinal frente à ascaridíase e sua expressão em plantas transgênicas (Arabidopsis thaliana e Solanum lycopersicum cultivar Micro-tom), defendida por Joseane Camilla de Castro e orientada pelo Professor Ricardo Toshio Fujiwara (Departamento de Parasitologia, ICB, UFMG) e coorientada pelo Professor Joni Esrom Lima (Departamento de Botânica, ICB, UFMG). A escolha desta tese se deve à originalidade, inovação, abordagem multidisciplinar e relevância do tema para o desenvolvimento social, científico e tecnológico. Os conhecimentos gerados poderão contribuir para o controle ascaridíase, helmintose intestinal ainda com elevada prevalência mundial e com impactos na saúde e desenvolvimento, especialmente de crianças. Os ensaios experimentais realizados visando testar uma proteína quimera como um novo alvo vacinal revelaram significativa proteção em modelo animal. Do ponto de vista da inovação tecnológica, o sucesso verificado na expressão em plantas transgênicas, incluindo uma comestível (tomate) pode subsidiar estudos futuros visando a produção de uma vacina de administração oral. A metodologia aqui desenvolvida com potencial para produção em massa de antígenos vacinais -- poderá contribuir ainda para o desenvolvimento de vacinas contra outros agravos prevalentes no Brasil. Consideramos ainda para a escolha a excelente produtividade da discente durante o período do doutorado, com a publicação de artigo científico diretamente relacionados a tese em revista internacional de excelente qualidade. Além disso, o caráter inovador relacionado a esta tese pode ser claramente evidenciado diante do depósito de uma patente.

A comissão decidiu também conferir Menção Honrosa para a tese intitulada Desenvolvimento e produção de uma vacina quimérica multi-peptídica e avaliação de sua eficácia vacinal contra ascaridíase, defendida por Ana Clara Gazzinelli Guimarães e orientada pelo Professor Ricardo Toshio Fujiwara e coorientada pela Professora Lilian Lacerda Bueno.

Comissão Avaliadora

Hudson Alves Pinto (Presidente),