Proposta do Programa

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Integração com a graduação

Visão geral | Integração com a graduação | Pontos fortes do programa
Autoavaliação | Solidariedade, nucleação e transparência

1-BENEFÍCIOS RECÍPROCOS DA INTEGRAÇÃO COM CURSOS DE GRADUAÇÃO

Excetuando-se o professor emérito, Prof. Egler Chiari e a Dra Célia Maria Gontijo (pesquisadora do CPqRR/Fiocruz-MG), os demais 16 docentes permanentes do Programa ministram aulas na Graduação a cada semestre, no Instituto de Ciências Biológicas, nas disciplinas do Depto. de Parasitologia: Parasitologia Humana PAR 002 (75 h, o Curso de Farmácia), Parasitologia Humana PAR 003 (60 h, Curso de Enfermagem), Parasitologia Médica PAR 006 (90 h Curso de Medicina A: manhã e 90 hs, Medicina B: tarde), PAR 017 R Parasitologia Geral (45 h, para o Curso de Ciências Biológicas Diurno), PAR 601 Parasitologia Veterinária (105 h para o Curso de Veterinária), PAR 017 N (45 h, para o Curso de Ciências Biológicas, Noturno) e Laboratório de Ensino em Parasitologia (45 h, para o Curso de Ciências Biológicas). Além disso, outras duas disciplinas que constituem disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso, ICB037 (120 h) e ICB038 (150h) são obrigatórias para conclusão do Bacharelado de Ciências Biológicas. Os alunos que optam por seguir os percursos nas áreas de Biotecnologia e Saúde com especialização em Parasitologia realizam integralmente suas atividades nos Laboratórios de pesquisa dos professores docentes envolvidos no Programa de Pós-graduação em Parasitologia. Anualmente, são também ministradas outras cinco disciplinas para o Bacharelado em Ciências Biológicas: PAR 009 R Ecologia de Vetores (60 h), PAR 010 Helmintologia (60 h), PAR 011 Protozoologia (60 h), PAR 007 N Parasitologia Geral (45 h) e PAR 008N Tópicos em Parasitologia (30 h), as duas últimas para o Curso Noturno de Ciências Biológicas. No ano de 2010, cerca de 1400 alunos de graduação (700/semestre) participaram dos cursos ministrados pelo Depto. Parasitologia.

Ressalte-se que o livro-texto de Parasitologia mais utilizado, 'Parasitologia Humana', em sua atual 11ª. edição é a fonte bibliográfica para estudantes de Graduação em Medicina, Farmácia, Enfermagem e Ciências Biológicas, em todo o Brasil. Três de seus autores e organizadores, Alan Lane de Melo, Pedro Marcos Linardi e Ricardo Wagner de Almeida Vitor são docentes permanentes do nosso Programa. O autor principal, David Pereira Neves é professor aposentado da UFMG, ex-docente deste Programa. Outros 12 docentes de nossa Pós-Graduação são, também, autores de capítulos desta mesma obra. É importante ressaltar que a 12ª. edição será lançada ainda no ano de 2011 após revisão e atualização extensa de todos os capítulos escritos por muitos dos docentes de nosso Programa.
Um outro aspecto que deve der considerado no ensino da Parasitologia em diferentes níveis é a obtenção do material didático, devido principalmente ao alto custo da manutenção dos parasitos vivos e ao grande número de espécies importantes para a saúde humana e animal. A longa tradição em pesquisa do Departamento de Parasitologia permitiu durante as últimas três décadas a captação de recursos financeiros necessários para a criação de uma infraestrutura destinada à produção de um grande número de parasitos. Este material biológico produzido no Departamento é amplamente utilizado nas aulas práticas das disciplinas da pós-graduação e para os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Veterinária e Medicina da graduação. Este suporte didático também tem sido utilizado, sem qualquer ônus, por outros Departamentos e unidades da UFMG, como o Departamento de Zoologia e a Faculdade de Farmácia. Nos últimos 10 anos, o Departamento de Parasitologia tem sido responsável pela produção de uma extensa lista de material didático (protozoários, helmintos, artrópodes, peças macroscópicas, etc) subsidiado para várias Instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.

2- RESULTADOS

A integração com os cursos de Graduação tem permitido que conhecimentos, experiências e materiais oriundos de projetos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Parasitologia possam ser utilizados no ensino de Graduação em suas diversas disciplinas. Por outro lado, a UFMG mantêm programas institucionais como o Programa de Monitoria de Graduação. Em 2010, oito bolsistas deste Programa de Monitoria participaram ativamente das atividades didáticas da graduação, principalmente aquelas relacionadas às aulas práticas e plantões de monitoria para esclarecimento de dúvidas junto a alunos de diferentes cursos de graduação.

Certamente um grande avanço na consolidação da interface entre a Pós-graduação e a graduação é o Programa REUNI da CAPES. Em particular, o Programa REUNI da UFMG aprovado pelo MEC e já implementado, se baseia na constituição de equipes formadas por docentes e por estudantes de pós-graduação para dar apoio a atividades didáticas na graduação. Desta forma, em 2010 contamos com um bolsista REUNI-Doutorado que atuou ativamente em disciplinas da graduação do Depto. Parasitologia. Para o ano de 2011, já foram selecionados quatro novos alunos de Doutorado que atuarão neste Programa objetivando-se o aperfeiçoamento das atividades de ensino permitindo a preparação dos pós-graduandos para uma possível carreira de docência no ensino superior.

Cabe ressaltar que os laboratórios de pesquisa coordenados pelos professores do Programa de PG em Parasitologia desenvolvem um ambiente profícuo para a interface entre os estudantes de Pós-Graduação e Graduação (bolsistas, estagiários e monitores), originando um aumento significativo de novos alunos para o Programa. Em 2010, tivemos 64 alunos de iniciação científica, sendo que a maioria deles com bolsas financiadas pelas principais agências nacionais de fomento (CNPq, Fapemig, Banco Santander). Em 2010, os alunos de iniciação científica publicaram oito resumos em Anais de Congressos (não sendo contabilizados os trabalhos apresentados na semana de iniciação cientifica da UFMG e no I Encontro de Pesquisa em Parasitologia do ICB/UFMG) e quatro artigos em periódicos. É importante destacar que aproximadamente 90% (16/18) dos professores permanentes do Programa participaram da orientação direta destes alunos de iniciação científica.

Cabe ressaltar que em setembro de 2010, por iniciativa do Programa de Pos-graduação em Parasitologia, foi realizado o I ENCONTRO DE PESQUISA EM PARASITOLOGIA DO ICB/UFMG, evento direcionado aos estudantes de pós-graduação e graduação onde foram abordados diferentes temas relacionados à pesquisa e à formação de parasitologistas no Brasil. O encontro contou com a submissão de 175 resumos, e um total de 300 participantes; em sua grande maioria, alunos de graduação, pós-graduação e jovens pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do país.

3- ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (DO PÓS-GRADUANDO) JUNTO AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Parasitologia implementou em 1999 o Programa de Iniciação a Docência para todos os bolsistas da CAPES que devem acompanhar professores em uma das disciplinas de Graduação. Neste acompanhamento, o aluno ministra algumas aulas práticas e teóricas, selecionadas previamente pelo professor responsável. Cada aluno deve ainda apresentar, ao final do estágio, um relatório e um plano de aula teórica por escrito. Os estudantes devem estar regularmente matriculados na disciplina Prática de Ensino em Parasitologia I e II (PAR927), constante da grade curricular do Programa. Em 2010, sete alunos participaram das disciplinas e conforme os relatórios apresentados pelos mesmos, o estágio tem sido benéfico tanto para o Programa como para a Graduação, sendo os objetivos satisfatoriamente alcançados. Consequentemente, o treinamento dos alunos tem auxiliado na formação dos nossos futuros professores. Esclarecemos que o aluno bolsista da CAPES é obrigado a cursar esta disciplina por um semestre, com carga horária de 30 horas/aulas, enquanto o aluno do doutorado deve cursá-la por dois semestres, totalizando uma carga horária de 60/horas aulas.

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