Proposta do Programa

Histórico | Coordenação | Infraestrutura | Proposta do Programa | Membros do Colegiado

Autoavaliação

Visão geral | Integração com a graduação | Pontos fortes do programa
Autoavaliação | Solidariedade, nucleação e transparência

Alguns tópicos precisam ser ainda corrigidos como o tempo de formação de doutores e o número de discentes que entram anualmente no Doutorado o que reflete diretamente no número de teses concluídas.

Outro ponto que merece atenção é a pequena participação do nosso Programa em projetos institucionais que envolvem a participação de outros Programas de Pós-graduação na área de Parasitologia.

AÇÕES E METAS A SEREM IMPLEMENTADAS.

As principais metas a serem implementadas foram:

a) Aumento do número anual de vagas no mestrado: em 2010 foi solicitada à Pró-reitoria de Pós-graduação a abertura de 20 vagas para o curso de Mestrado (até o ano de 2009, 10 vagas eram abertas anualmente). Em dezembro de 2010, 20 alunos foram selecionados para o Mestrado com início em 2011. Esta medida certamente terá impacto na captação de novos doutorandos nos próximos anos.

b) O Programa adotou uma política rigorosa para o cumprimento do tempo máximo de titulação de Doutorado. Em 2010, dois alunos de doutorado com ingresso em 2006 foram desligados do Programa por não cumprirem o tempo máximo estabelecido pelo Colegiado. O prazo máximo de 51 meses para a defesa de doutorado para os discentes com ingresso a partir de 2007 foi estabelecido pelo Programa. Esta medida teve impacto positivo uma vez que em 2011 já foram defendidas sete das 12 Teses de Doutorado dos discentes com ingresso no primeiro semestre de 2007. As outras cinco defesas já estão agendadas para o mês de maio, mantendo satisfatório o tempo de conclusão de doutorado estipulado pelo Programa.

Outra medida tomada, nesta mesma direção, foi a cobrança da defesa de Qualificação de Doutorado até o prazo máximo de 30 meses após o ingresso dos discentes no Programa. No momento nenhum discente encontra-se em atraso.

c) Participação em Edital nos moldes do Casadinho/CNPq: Já estabelecemos contato com o Prof. Valter Ferreira Andrade Neto, co-orientador em nosso Programa de Pós-graduação e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (que possui uma importante linha de pesquisa em Biologia Parasitária e Microbiológica) para aplicação ao Edital tão logo o mesmo seja reeditado.

d) Manter um cronograma de avaliação interna regular.

Campus da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo horizonte - Minas Gerais - CEP: 31270901
Caixa Postal 486 - Sala 237 - Bloco E3 - ICB - UFMG - Telefone: (0**31) 3409-2962 - Fax: (0**31) 34092829 - e-mail: pg-par@icb.ufmg.br