Proposta do Programa

Histórico | Coordenação | Infraestrutura | Proposta do Programa | Membros do Colegiado

Solidariedade, nucleação e transparência

Visão geral | Integração com a graduação | Pontos fortes do programa
Autoavaliação | Solidariedade, nucleação e transparência

Solidariedade

O Programa desenvolve várias colaborações envolvendo o aprimoramento de docentes e discentes de outros Cursos. No que concerne a projetos associados com o desenvolvimento de teses e/ou dissertações, o Programa apresentou no ano de 2010 interações com diversas Instituições externas à UFMG:

1.Centro de Pesquisas René Rachou/FIOCRUZ-MG.
2.FIOCRUZ/BA.
3.FIOCRUZ/RJ.
4.Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
5.Escola Paulista de Medicina (EPM).
6.Universidade Federal de Viçosa (UFV).
7.Universidade Federal de Goiás (UFG).
8.Universidade de São Paulo (USP).
9.Universidade Federal de Tocantins (UFT).
10.Universidade Federal do Piauí (UFPI).
11.Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).
12.Universidade Federal do Ceará (UFC).
13.Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).
14.Ministério da Saúde (MS).
15.Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
16.Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
17.Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
18.Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
19.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
20.Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
21.Fundação Nacional da Saúde/MG (FUNASA).
22.Universidade Federal da Bahia (UFBA).
23.Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
24.Universidade Federal do Pará (UFPA).
25.Universidade Nacional de Brasília (UNB).
26.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
27.Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
28.Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais EPAMIG.
29.Prefeitura Municipal de Januária/MG.
30.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
31.Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
32.Instituto Ezequiel Dias Belo Horizonte, MG.
33.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
34.Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).
35.Merial do Brasil.
36.Shering Plough.
37.Ecovet Ltda MG.

No âmbito da própria Universidade, o Programa interagiu com 12 diferentes Departamentos/Cursos:

Departamento de Bioquímica e Imunologia ICB/UFMG. Departamento de Microbiologia ICB/UFMG. Departamento de Patologia ICB/UFMG. Departamento de Fisiologia ICB/UFMG. Escola de Veterinária UFMG. Departamento de Biologia Geral ICB/UFMG. Hospital das Clínicas/UFMG. Faculdade de Farmácia UFMG. Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica. Departamento de Informática UFMG. Instituto de Ciências Exatas UFMG. Escola de Enfermagem UFMG.
Além disto, vários estudantes de outros Programas cursaram disciplinas da nossa Pós-Graduação, bem como realizam estágios em nossos Laboratórios.

Nucleação

Historicamente, o Programa formou até o final de 2010, 293 mestres e 169 doutores. Como a primeira Pós-Graduação a ser implantada no País, vários de seus egressos passaram a ocupar diversos cargos docentes e de pesquisa, ou mesmo de administração, em várias Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil e da América Latina, além de participarem de outros Programas de Parasitologia. Levando-se em conta o pioneirismo e o número de mestres e doutores formados, julgamos que o Programa vem desempenhando satisfatoriamente as suas metas nucleares, com o firme propósito de expansão em sua inserção social. Informações detalhadas, incluindo os nomes de cada docente e respectivo orientador, datas de suas defesas de dissertações ou teses, Instituições em que vêm atuando e tipo de cargos ou funções exercidas, são apresentadas em nossa página da Internet: .

Visibilidade

Um importante indicador que mede a visibilidade de nosso Programa refere-se à participação expressiva de parasitologistas de 13 outras instituições de Pesquisa e Ensino em diferentes regiões brasileiras durante o I Encontro de Pesquisa em Parasitologia ICB/UFMG. Pretende-se, portanto, que este Encontro seja anualmente realizado.

O Programa dispõe de página própria na Web (www.parasitologia.icb.ufmg.br) onde podem ser encontradas informações gerais (histórico, infra-estrutura, proposta do Programa e conceito CAPES), processo de seleção, informações didáticas (calendário de matrícula, grade curricular e oferta de disciplinas), alunos atuais, corpo docente, projetos e linhas de pesquisa, teses e dissertações defendidas, publicações, aplicação dos recursos financeiros e outros dados. O sistema ora implementado permite, também, que cada estudante possa acompanhar integralmente a sua passagem pelo Curso, com dados sobre o histórico, conceitos e créditos, produção intelectual, etc. As informações sobre o destino dos egressos são apresentadas em detalhe, sob a forma de tabelas e cobrindo os quinze últimos anos do Programa. A página da UFMG ( www.ufmg.br/biblioteca) contém integralmente todas as teses e dissertações de 2009, em formato PDF e incluídas no Sistema de Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, atendendo à solicitação da CAPES.

Campus da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo horizonte - Minas Gerais - CEP: 31270901
Caixa Postal 486 - Sala 237 - Bloco E3 - ICB - UFMG - Telefone: (0**31) 3409-2962 - Fax: (0**31) 34092829 - e-mail: pg-par@icb.ufmg.br