V Encontro de Pesquisa em Parasitologia: Novas Abordagens para Antigos Problemas - ICB/UFMG - 2014
Principal
Programação
Normas para redação de resumos
Inscrição online e valores
Conheça o local do evento
Comissão
Apresentação oral e pôster
Fotos do evento
Histórico de Edições Anteriores
Sobre os organizadores
 
Administrador
Senha
 
Histórico de edições anteriores

A cada ano os Encontros de Pesquisa em Parasitologia do ICB/UFMG vêm ganhando reconhecimento e espaço na agenda de estudantes e pesquisadores em parasitologia de todo o Brasil. Em setembro de 2010, comemorando os 41 anos do Departamento de Parasitologia da UFMG, foi realizado o I Encontro de Pesquisa em Parasitologia. Este, contou com a submissão de 175 resumos, cerca de 300 participantes nacionais e palestras de renomados pesquisadores nacionais que trabalham nas principais linhas de pesquisa do Departamento de Parasitologia.

Em novembro de 2011, o II Encontro foi realizado juntamente com o Simpósio Satélite Dia Darwin, do Grupo Evolução em Foco da UFMG. O II Encontro teve como tema "Parasitologia em foco", onde além de vários assuntos como biologia, imunoparasitologia e genética de parasitos e vetores, foram apresentados e discutidos diversos trabalhos com o foco em evolução. O evento contou com a participação de cerca de 300 inscritos nacionais, mais de 142 trabalhos e palestras de 5 pesquisadores internacionais.

Em 2012, o III Encontro de Pesquisa em Parasitologia trouxe como tema: "A construção do conhecimento prático". O evento abordou temas relacionados à aplicabilidade dos resultados e técnicas desenvolvidas nas pesquisas em parasitologia, além de temas relacionados à ecoparasitologia, parasitos de animais silvestres e helmitoterapia. O evento contou com a participação de 350 inscritos e 198 trabalhos enviados.

Em 2013, o tema do IV Encontro de Pesquisa em Parasitologia foi “Uma releitura do cenário atual”. O Encontro enfocou a avaliação os desafios no ensino de parasitologia, interações entre parasitos e seus hospedeiros, novas ferramentas no estudo de parasitologia, bem como a internacionalização da parasitologia. O evento contou com a participação de 302 inscritos, 134 trabalhos, 17 palestrantes sendo 4 pesquisadores internacionais.

A grande maioria dos participantes dos encontros são alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores de diversas instituições do Brasil. Já participaram estudantes e pesquisadores de Belo Horizonte ( UFMG, René Rachou, UEMG, PUC-Minas, Uni-BH, Fumec, Izabela Hendrix, Newton Paiva, FEAD, Faculdade Pitágoras) e demais cidades mineiras (UFV, UFSJ, UFOP, UFU, UFTM, UFVJM, UFLA, Fundação Helena Antipoff, Unifenas, IFSULDEMINAS, Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), UNIPAC, Faculdade de Saúde de Ibituruna, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Alto São Francisco, Fasi (Montes Claros), Universidade José do Rosário Vellano Sarzedo, Unileste (Coronel Fabriciano). Ainda representado o Sudeste nós tivemos participantes de: UFES, UFF, UENF, UFRJ, UERJ, UNI-GRANRIO, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ, Unesp, Faculdade de Medicina de Marília, Universidade de Taubaté. Do Sul do país: UFPR, Faculdade do Futuro e Universidade Federal de Pelotas. Do Nordeste: UFBA, UEBA, Universidade Estadual de feira de Santana, Faculdade AGES, UNEAL, UFPE, UFRPE, IAPE, UFRN, UECE, UFPI, UFMA, UEMA. Do Centro-Oeste: UEG, PUC- Goiás, UFMS e UFMT. E da região Norte: IFPA, Centro Universitário Nilton Lins-AM.

A heterogeneidade de assuntos, trabalhos e pessoas de diversas regiões promoveu um intenso intercâmbio de informações e colaborações entre os participantes. Assim, o ENCONTRO DE PESQUISA EM PARASITOLOGIA DO ICB/UFMG tem sido uma ótima oportunidade para a troca de experiências e contato com excelentes profissionais que atuam nas diversas áreas da Parasitologia.

Este ano, o V Encontro de Pesquisa em Parasitologia: Novas Abordagens para Antigos Problemas terá uma abordagem mais dinâmica tendo em vista uma maior participação do público. O enfoque do Encontro deste ano será em promover o intercâmbio do conhecimento científico sobre as inovações na área no que diz respeito a metodologias de pesquisa para o controle e diagnóstico de parasitoses visando a sua aplicabilidade em campo.

2014 - Criado por: Daniel Coscarelli - Eduardo Galvão