Atividades Conjuntas e Sistemáticas com Outros Programas

Na última avaliação trienal da CAPES (2007-2009), o nosso Programa foi promovido para o conceito 6, recebendo o seguinte comentário no Relatório de Avaliação do Comitê de Ciências Biológicas III: 'Um programa, o da UFMG-Parasitologia, certamente o melhor programa de Parasitologia Básica que temos, teve um aumento expressivo em publicações e em formação de pessoal. Houve ainda uma reformulação nesse programa, ingresso de novos docentes e aumento expressivo na formação de pessoal'.

Atingido este nível de excelência, nosso Programa percebeu a necessidade de manter intercâmbio com outros Programas ainda não consolidados e implantou efetivamente o Doutorado Interinstitucional-DINTER no ano de 2012 em parceria com o Programa de Pós-graduação em Parasitologia e Imunologia da UFMT- Campus Araguaia bem como um CASADINHO em parceria com o Programa de Pós-graduação em Microbiologia da UFRJ.

DINTER - Um grande marco nesta direção foi a aprovação e estabelecimento do Doutorado Interinstitucional - DINTER NACIONAL em parceria com o recém-criado Programa de Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Esta parceria vem permitirá a formação de novos doutores, refletindo nosso compromisso com a redução das assimetrias inter-regionais na pós-graduação em nosso país. Quinze alunos, em sua maioria, docentes da UFMT, Campus Araguaia, já foram selecionados para o Doutorado DINTER que teve início em março de 2012. Nove professores de nosso Programa já participam ativamente da orientação ou co-orientação destes alunos (vide lista de alunos matriculados no DINTER.).

CASADINHO - Outra evidente participação de nosso Programa visando a consolidação de grupos de pesquisa e o fortalecimento e expansão da pós-graduação, foi a recente aprovação da proposta submetida pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Programa de Pós-graduação em Microbiologia) ao Edital nº 06/2011 - Casadinho/Procad - Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal. Seis docentes de nosso Programa (Alan Lane de Melo, Déborah Aparecida Negrão Correa, Hélida Monteiro de Andrade, Marcos Pezzi Guimarães, Ricardo Toshio Fujiwara e Walter dos Santos Lima) participam das atividades conjuntas previstas no projeto aprovado.

Campus da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo horizonte - Minas Gerais - CEP: 31270901
Caixa Postal 486 - Sala 237 - Bloco E3 - ICB - UFMG - Telefone: (0**31) 3409-2962 - Fax: (0**31) 34092829 - e-mail: pg-par@icb.ufmg.br