Extensão e Ações Socais

Ações Educativas em áreas endêmicas no norte de MG | Projeto SOL | Síntese de peptideos


SÍNTESE DE PEPTÍDEOS VIA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO LABORATÓRIO
DE IMUNOLOGIA E GENÔMICA DE PARASITOS (LIGP)


O Laboratório de Imunologia e Genômica de Parasitos (LIGP) coordenado pelos professores Daniella Castanheira Bartholomeu, Lílian Lacerda Bueno e Ricardo Toshio Fujiwara, localizado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Bloco E4/Sala 167/Telefone (31)3409-2871 oferece o serviço de síntese de peptídeos nas modalidades SPOT (em membrana) e solúveis via prestação de serviços. Peptídeos de 8-50 aminoácidos possuem ampla aplicação em biotecnologia, especialmente para o desenvolvimento de testes diagnósticos e vacinas.

Na modalidade de síntese em membrana SPOT os peptídeos são sintetizados covalentemente em uma membrana de nitrocelulose, que pode ancorar até 600 alvos. A membrana de peptídeos SPOT é uma excelente ferramenta para realizar o rastreamento de epítopos através de imunoblotting, em que o perfil de reatividade dos alvos é comparado entre amostras controle e positivas, possibilitando a elaboração de um ranking de alvos via análise densitométrica. O valor estimado de uma membrana SPOT completa contendo 600 peptídeos é R$7000,00.

Figura 1 - Resultados de imunoblotting com análise densitométrica realizados em uma membrana SPOT de peptídeos para rastreamento de epítopos.


Na modalidade de síntese de peptídeos solúveis, os peptídeos brutos (isto é, sem purificação) são obtidos em solução e a checagem de sua identidade química se dá por conferência do valor de massa/carga ([M]+H+) via espectrometria de massas MALDI-TOF. Os peptídeos são então fornecidos ao solicitante em forma de pó liofilizado, que pode ser ressuspendido em água ou outros solventes, para aplicação em diversos experimentos como ensaios imunoenzimáticos (ELISAs) e imunização para obtenção de anticorpos policlonais ou como antígeno vacinal. O rendimento em massa da síntese na escala de miligramas (mg) depende estritamente da natureza e características de cada peptídeo. Duas escalas de síntese estão sendo inicialmente ofertadas e os respectivos valores estimados são: 5µM (2-10 mg de peptídeo bruto obtido), com valor de 50 reais por aminoácido e 10 µM (5-20 mg de peptídeo bruto obtido), com valor de 65 reais por aminoácido.

Figura 2 – Peptídeos liofilizados, gráfico de MALDI-TOF para checagem de massa/carga ([M]+H+) e resultado de ensaio imunoenzimático realizado com o peptídeo sintético obtido no LIGP.


Interessados na contratação do serviço podem obter maiores detalhes a respeito de valores, prazos e meios de pagamento através do e-mail sintetizarpeptideosligp@gmail.com.

Programa de Pós-Graduação em Parasitologia – ICB – UFMG
Campus da UFMG – Av. Antônio Carlos 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – Minas Gerais – CEP 31270-901
Caixa Postal 486 – Sala 237 – Bloco E3 – Telefone: (31)34092829 – Fax: (31)34092829 - email: pg-par@icb.ufmg.br