Infraestrutura

Histórico | Coordenação | Infraestrutura | Proposta do Programa | Membros do Colegiado

1- Laboratório de Aulas Práticas

O Laboratório destina-se à realização de aulas práticas, sendo dotado de 12 microscópios binoculares simples (Olympus CH2), um microscópio (BX41) para cinco observadores, sete estereoscópios Olympus, uma capela de fluxo laminar, além de bancadas próprias. O Laboratório dispõe de equipamentos áudios-visuais apropriados como um sistema de data show completo, tela para projeção e cadeiras confortáveis para eventuais aulas teóricas e explanações introdutórias de aulas práticas. Em atendimento ao aumento do número de vagas de Mestrado (atualmente são oferecidas 20 vagas, o dobro dos anos anteriores) houve um redimensionamento do Laboratório de Aulas Práticas com a instalação de mais quatro novos microscópicos binoculares (Zeiss Primostar).

2- Laboratórios e Instalações do Departamento de Parasitologia

Além deste Laboratório e salas de uso comum do Departamento de Parasitologia, os estudantes utilizam para a realização de suas pesquisas os equipamentos, material permanente e de consumo, auxílio técnico e outros recursos disponíveis nos Laboratórios dos orientadores. Ao todo, o Departamento de Parasitologia dispõe de 17 laboratórios de pesquisa muito bem equipados e agregados aos escritórios dos docentes, ocupando três blocos do último nível do Instituto de Ciências Biológicas e estendendo-se para mais dois blocos no terceiro nível do mesmo prédio. É importante mencionar que dois Laboratórios de pesquisa são compartilhados por dois diferentes professores como o Laboratório de Fisiologia de Insetos Hematófagos, compartilhado pelos professores Marcos Horácio Pereira e Nelder Figueiredo Gontijo e o Laboratório de Imunologia e Genômica de Parasitos compartilhado pelos professores Daniella Castanheira Bartholomeu e Ricardo Toshio Fujiwara.

O Departamento possui Biotérios para criação e manutenção de animais em experimentação, além de um Moluscário e seis Insetários destinados à criação e/ou manutenção de culicídeos, triatomíneos, cimicídeos, ciclorrafos, pulgas e flebotomíneos. Alberga, também, Coleções Científicas de Referência, como a de pulgas (sifonápteros), que é uma das mais expressivas da América Latina, tendo sido ponto de partida para novas investigações, intercâmbios, aporte de pesquisadores e realização de teses e estudos de pós-doutorado. Os discentes do Programa contam também com as facilidades oferecidas pelo Instituto de Ciências Biológicas como o Centro de Microscopia Eletrônica (http://www.cemel.icb.ufmg.br/) e o Centro de Bioterismo (http://www.icb.ufmg.br/cebio). Além disso, a direção do ICB e o Núcleo de Apoio à Pós-graduação do ICB estão viabilizando a criação de Laboratórios de Uso Comum que receberão os equipamentos multiusuários, entre eles, aqueles solicitados e aprovados no último Edital Pró-equipamentos CAPES 2010 pelos Programas de PG do ICB (Scanner Biomolecular Typhon FLA 900, Plataforma de genotipagem e imunoensaios Illumina, BeadXpress System e Goldengate Satellite Kit For Beadxpress, Cromatógrafo Gasoso FID).

3- Biblioteca

A Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG () é uma biblioteca setorial do sistema de biblioteca da UFMG e disponibiliza a seus usuários o acesso ao texto completo de títulos nacionais e internacionais que integram o Portal CAPES de Periódicos (http://www.periodicos.capes.gov.br) bem como às diversas bases de dados referenciais. O acesso domiciliar a estas bases, desde 2006, está aberto a toda a Comunidade Universitária da UFMG, facilitando-lhe a opção quanto ao local de pesquisa e trabalho. Importante informar que no início de cada semestre a Equipe da Biblioteca Setorial do ICB/UFMG ministra um seminário no Programa de Pós-Graduação em Parasitologia do ICB/UFMG visando instruir os novos usuários no uso do Portal Capes de Periódicos e do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Em relação aos periódicos e seriados impressos, a Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG armazena mais de 600 títulos, a partir de 1996. Atualmente, a Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG recebe poucos títulos impressos correntes, face ao uso do sistema eletrônico em detrimento às assinaturas em papel. Os campos do conhecimento correlatos à Parasitologia, como Imunologia, Biologia Molecular, Genética, Farmacologia e Epidemiologia também se encontram bem representados nas Bibliotecas do ICB, da Escola de Veterinária ou da Faculdade de Medicina, favorecendo o acesso discente e docente às referências bibliográficas das demais áreas de concentração que integram o Curso de Pós-Graduação em Parasitologia e outras da UFMG, uma vez que todas as Bibliotecas da instituição são interligadas. Na Biblioteca Setorial do ICB estão armazenados livros, teses, dissertações, CDs e folhetos voltados para o atendimento dos programas de pós-graduação, todos como parte integrante do Catálogo On-line do Sistema de Bibliotecas da UFMG (http://www.bu. ufmg.br ).

Na Biblioteca Central da UFMG está armazenado o acervo para atendimento dos cursos de Graduação bem como a coleção impressa de periódicos da área Biológica até o ano de 1995. As teses e dissertações encontram-se depositadas na Biblioteca Setorial do ICB e no setor Memória Intelectual da UFMG. A partir de 2006 elas passaram também a ser disponibilizadas eletronicamente, fazendo parte da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG.

É importante ressaltar que a Biblioteca da UFMG, em atendimento ao Edital Anual da FAPEMIG para aquisição de livros utilizados por cursos de Pós-graduação e destinados às bibliotecas, adquiriu no ano de 2010 um número significativo de livros didáticos solicitados pelo Programa de PG em Parasitologia conforme lista abaixo:

1-Baker, J. R.; Muller, R.; Rollinson, D.(Ed.). Advances in parasitology: cumulative subject index volumes 28-52. New York: Elsevier/Academic Press 2003. 226p. (Advances in Parasitology, 55)
2-Baker, John; Muller, Ralph; Rollinson, D. (Ed.). Advances in parasitology. New York: Elsevier/Academic Press, 2003. 272p. (Advances in Parasitology, 56)
3-BURLEIGH, Barbara A.; SOLDATI, Dominique (Ed.). Molecular mechanisms of parasite invasion. Austin, Tex.: Landes Bioscience, 2008. 237 p. (Subcellular biochemistry ; v. 47)
4-CAPINERA, John L. (Ed.). Encyclopedia of entomology. 2nd ed. New York: Springer, 2008. 4 v
5-ELDRIDGE, Bruce F.; EDMAN, John D. (Ed.). Medical entomology: a textbook on public health and veterinary problems caused by arthropods. Rev. ed. Dordrecht: Kluwer Academic, 2004. 659 p.
6-GIBSON, David Ian.; JONES, Arlene.; BRAY, Rodney Alan (Ed.). Keys to the Trematoda. Wallingford, UK; New York, NY, USA: CABI Pub. and the Natural History Museum, 2008. v. 3.
Irwin W. Sherman (Ed.). Reflections on a century of malaria biochemistry. New York: Elsevier/Academic /press, 2008. 409p. (Advances in Parasitology, 67)
7-MYLER, Peter John; FASEL, Nicolas. Leishmania after the genome. Wymondham: Caister Academic, 2008. 306 p.
8-SMART, John; JORDAN, Karl; WHITTICK, R.J. A handbook for the identification of insects of medical importance. 2nd. ed. Delhi: Biotech, 2003. 295 p.
9-SMITH, Deborah F.; PARSONS, Marilyn (Ed.). Molecular biology of parasitic protozoa. New York: IRL Press, c1996. 233 p.
10-SPEIGHT, Martin R.; HUNTER, Mark D.; WATT, Allan D. Ecology of insects: concepts and applications. Oxford: Blackwell Science, 2008. 628 p.
11-Webster, Joanne P. Natural history of host-parasite interactions. New York: Elsevier/Academic Press, 2009. 344p. (Advances in Parasitology, 68)

4- Recursos de Informática

O Laboratório de Informática tem sido utilizado pelos alunos de mestrado e doutorado para análise de dados, redação de teses e acesso à Internet para pesquisa bibliográfica e bibliotecas virtuais. Disciplinas da grade da Pós-Graduação são também oferecidas regularmente no Laboratório de Computacão, citando-se entre elas: Introdução aos Pacotes Estatísticos para Análise de Dados e Métodos Estatísticos em Epidemiologia e Bioestatística. As dependências utilizadas pelos discentes durante as atividades didáticas (Laboratório de Informática, Laboratório de Aula Prática e Sala de seminário) possuem acesso à internet sem fio (wireless). Além do Laboratório de Informática vinculado ao nosso Programa, contamos com o Laboratório de Informática do Núcleo de Pós-graduação (NAPG/ICB-UFMG)que disponibiliza uma sala equipada com nove computadores e recursos áudios-visuais destinados à utilização por discentes e docentes dos 10 programas de Pós-graduação do ICB/UFMG.

5- Sala de Seminários

Esta sala destina-se à apresentação de seminários, reuniões do Colegiado e defesas de teses e dissertações, dispondo de um sistema de refrigeração do ambiente e com capacidade para 65 assentos de poltronas. Possui também um sistema completo de multimídia, incluindo data show e computador ligado à web, aparelho de TV equipado para reprodução de DVDs e fitas de vídeo, projetor de slides e retroprojetor e um quadro interativo (Smart Board Interactive WhiteBoard).

6- Secretaria
As instalações do Programa incluem, também, uma sala para a Secretaria, dotada de computadores, impressoras, fax e recursos de telefonia, bem como uma outra sala destinada à Coordenação do Programa.

7- Outras Informações

a) Infraestrutura para a disciplina Atividade de Campo

O nosso Programa considera que uma adequada formação teórico-pratica em Parasitologia é tão importante quanto a produção cientifica dos pós-graduandos, sobretudo para os discentes de mestrado. Assim, para o encerramento do curso de mestrado oferecemos a disciplina obrigatória Atividade de Campo I, na qual os alunos passam uma semana no Norte de Minas, uma região de baixo IDH e endêmica para esquistossomose mansoni e leishmaniose cutânea.

Campus da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo horizonte - Minas Gerais - CEP: 31270901
Caixa Postal 486 - Sala 237 - Bloco E3 - ICB - UFMG - Telefone: (0**31) 3409-2962 - Fax: (0**31) 34092829 - e-mail: pg-par@icb.ufmg.br