Extensão e Ações Sociais

Ações Educativas em áreas endêmicas no norte de MG | Projeto SOL





O Projeto SOL (Saúde, Orientação e Lazer) é coordenado pela Profa. Maria Aparecida Gomes, docente do PPGPAR/UFMG, e conta com a participação de vários discentes do Programa. Acadêmicos de vários outros cursos da UFMG também participam ativamente do projeto, como aqueles do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - ProfBio. Esse projeto vem atuando em diferentes comunidades carentes da grande Belo Horizonte de forma ininterrupta desde 2007 até 2020, quando as atividades foram interrompidas pela pandemia Covid-19.

O projeto tem como objetivos avaliar a prevalência de enteroparasitoses, estabelecer o nível de segurança alimentar, além de desenvolver e implantar ações de educação em saúde em escolas de comunidades carentes da grande Belo Horizonte e de outras cidades do entorno. São feitas atividades educativas nas comunidades com o intuito de informar a importância dos hábitos de higiene básica para manter uma boa saúde, objetivando reduzir os níveis de contaminação parasitológica, promover hábitos de higiene e auto-cuidado e avaliar o impacto de ações de tratamento e de medidas profiláticas na prevalência de parasitoses intestinais nas comunidades estudadas.

Desta forma, busca-se atuar em problemas que acometem a população pobre, como doenças parasitárias, deficiências nutricionais que, por sua vez, encontram-se associadas ao nível de insegurança alimentar das famílias, precárias condições de saneamento básico e higiene em que vivem essas populações vulneráveis.

Programa de Pós-Graduação em Parasitologia – ICB – UFMG
Campus da UFMG – Av. Antônio Carlos 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – Minas Gerais – CEP 31270-901
Caixa Postal 486 – Sala 237 – Bloco E3 – Telefone: (31)34092829 – Fax: (31)34092829 - email: pg-par@icb.ufmg.br